SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Adoção suficientemente boa: experiência de um casal com filhos biológicosQualidade de vida de adolescentes modelos profissionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia: Teoria e Pesquisa

versão impressa ISSN 0102-3772

Resumo

TADA, Iracema Neno Cecilio; LIMA, Vanessa Aparecida Alves de; MELO, Tânia Gonçalves  e  CORREIO, Dagmara Yuki Vieira Tomotani. Conhecendo o processo de inclusão escolar em Porto Velho - RO. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2012, vol.28, n.1, pp. 65-69. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722012000100008.

A pesquisa objetivou realizar levantamento estatístico sobre o número de alunos com deficiência matriculados, idade, tipo de deficiência mais frequente, estrutura física das escolas e modalidade de ensino oferecida em 22 escolas da rede pública e privada de Porto Velho/RO. Para coleta de dados utilizou-se diário de campo e análise documental. Há 104 alunos com deficiência matriculados no ensino comum, com faixa etária de 5 a 25 anos, com defasagem idade/série, sendo os diagnósticos mais comuns de deficiência intelectual e hiperatividade. Verificou-se que a matrícula dos alunos surdos em salas regulares tem baixa incidência. Os dados indicam que pais e escolas buscam matricular a pessoa com deficiência nas escolas regulares.

Palavras-chave : inclusão escolar; aluno com deficiência; acessibilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português