SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Adoção suficientemente boa: experiência de um casal com filhos biológicosQualidade de vida de adolescentes modelos profissionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

versão impressa ISSN 0102-3772

Resumo

TADA, Iracema Neno Cecilio; LIMA, Vanessa Aparecida Alves de; MELO, Tânia Gonçalves  e  CORREIO, Dagmara Yuki Vieira Tomotani. Conhecendo o processo de inclusão escolar em Porto Velho - RO. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2012, vol.28, n.1, pp.65-69. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722012000100008.

A pesquisa objetivou realizar levantamento estatístico sobre o número de alunos com deficiência matriculados, idade, tipo de deficiência mais frequente, estrutura física das escolas e modalidade de ensino oferecida em 22 escolas da rede pública e privada de Porto Velho/RO. Para coleta de dados utilizou-se diário de campo e análise documental. Há 104 alunos com deficiência matriculados no ensino comum, com faixa etária de 5 a 25 anos, com defasagem idade/série, sendo os diagnósticos mais comuns de deficiência intelectual e hiperatividade. Verificou-se que a matrícula dos alunos surdos em salas regulares tem baixa incidência. Os dados indicam que pais e escolas buscam matricular a pessoa com deficiência nas escolas regulares.

Palavras-chave : inclusão escolar; aluno com deficiência; acessibilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons