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Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

RODRIGUES, Jaqueline de Carvalho; TONIETTO, Lauren; SPERB, Tania Mara  and  PARENTE, Maria Alice de Mattos Pimenta. Convencionalidade na aquisição de verbos: estudo comparativo das análises dicotômicas e contínuas. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2012, vol.28, n.1, pp. 77-85. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722012000100010.

A convencionalidade é um princípio pragmático da aquisição lexical que possibilita a adequação das palavras ao contexto. O objetivo deste estudo foi comparar dois tipos de análise - dicotômica e contínua - da convencionalidade dos verbos, obtidos por meio de uma tarefa de nomeação de ações composta por 17 vídeos breves, aplicada a 37 crianças com idades entre 2:0 e 3:0 e 43 crianças entre 3:1 e 4:5. Foram comparadas duas análises: (1) dicotômica - verbos classificados como não convencionais ou convencionais; e (2) contínua - escores entre 1 e 5, obtidos por escala likert. Os resultados mostraram que as duas formas de análise diferenciam os grupos etários, embora a análise contínua apresente vantagens, revelando mais detalhes do desenvolvimento do léxico de verbos.

Keywords : convencionalidade; aquisição lexical; verbos; crianças; escala Likert.

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