SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Conventionality in verb acquisition: a comparative study of dichotomic and continuous analysisMental representation and therapeutic change: a contribution from the psychoanalytical approach of object relations theory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

TONON, Cláudia Backes; ROMANI, Patrícia Fasolo  and  GROSSI, Rosaura. A gravidez da terapeuta e seus reflexos no processo psicoterápico. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2012, vol.28, n.1, pp. 87-92. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722012000100011.

Este artigo aborda as peculiaridades do setting terapêutico mediante a gravidez da terapeuta. O objetivo principal deste estudo foi investigar e compreender a influência da gestação na relação terapêutica, sendo que as terapeutas engravidaram durante o tratamento dos pacientes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, observacional, de cunho exploratório; para coleta de dados, elegeu-se o método clínico e a entrevista semi-estruturada, e mediante o encontrado, a análise de conteúdo. Os resultados mostram que a gravidez tem reflexos intensos, viabilizando que conflitos e experiências infantis sejam revividos e até mesmo resignificados. Os sentimentos mais evidenciados pelos pacientes foram: inveja, temores de desamparo e abandono, e conflitos relacionados à identificação com a figura materna.

Keywords : gravidez; relação terapêutica; psicoterapia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese