SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Substantial relationism: the ontology of behavior from the perspective of radical behaviorism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

MELO, Camila Muchon de  and  ROSE, Júlio César Coelho de. Sobrevivência das culturas em Skinner: um diálogo com o materialismo cultural de Harris. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2012, vol.28, n.1, pp. 119-128. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722012000100015.

Skinner estabeleceu a cultura como o terceiro nível de seleção pelas consequências no qual práticas são selecionadas de acordo com seu papel na sobrevivência da cultura. Assim, o objetivo deste estudo é apontar que o conceito de sobrevivência da cultura pode não ser suficiente para explicar práticas que não estabelecem uma relação direta com a sobrevivência. O percurso crítico foi estabelecido por meio de um diálogo com o materialismo cultural de Marvin Harris. Utilizou-se da análise conceitual dos textos, selecionados pela temática, dos dois autores. Conclui-se que sobrevivência da cultura como determinante da seleção de práticas culturais é problemática e de difícil sustentação. Sugeriu-se que a análise comportamental da cultura poderia avançar com as contribuições da antropologia.

Keywords : sobrevivência da cultura; behaviorismo radical; materialismo cultural; práticas culturais; B. F. Skinner; Marvin Harris.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese