SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2The involvement of attention in the encoding of integrated visuo-spatial informationDramatization of children's stories and reading comprehension of institutionalized children índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Psicologia: Teoria e Pesquisa

versión impresa ISSN 0102-3772

Resumen

NAKANO, Tatiana de Cássia. Criatividade e inteligência em crianças: habilidades relacionadas?. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2012, vol.28, n.2, pp.149-160. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722012000200003.

Diante dos questionamentos que persistem acerca da relação entre criatividade e inteligência, a pesquisa teve por objetivo investigar esses construtos junto a crianças, 90 estudantes do Ensino Fundamental (44 do sexo feminino e 46 do sexo masculino), com idades entre sete e 12 anos, que responderam a um teste não verbal de desenvolvimento cognitivo (Desenho da Figura Humana) e a um teste de criatividade (Teste de Criatividade Figural Infantil). Os resultados demonstraram que o desempenho no teste cognitivo relacionou-se significativamente com o desempenho no teste de criatividade (r=0,47; p<0,01), de forma que, no presente estudo, criatividade e inteligência encontram-se relacionadas. Conforme esperado, ambos os construtos mostraram-se sensíveis à influência da idade, sendo que a variável gênero não se mostrou significativa.

Palabras clave : criatividade; inteligência; avaliação; ensino fundamental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons