SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Creativity and intelligence in children: related abilities?Individual and family variables in psoriasis: a study with patients and partners índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Psicologia: Teoria e Pesquisa

versión impresa ISSN 0102-3772

Resumen

MASSIGNANI, Lucila Rosa Matte; OLIVEIRA, Alessandra Rodrigues; KUBO, Olga Mitisue  y  BOTOME, Silvio Paulo. Dramatização de histórias infantis e a compreensão de leitura por crianças institucionalizadas. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2012, vol.28, n.2, pp.161-170. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722012000200004.

Para aferir qual o efeito da dramatização de histórias sobre o grau de compreensão delas foi feito um experimento envolvendo 12 crianças alfabetizadas, com idades entre 7 e 10 anos. Foram divididas em duplas e remanejadas segundo delineamento de grupo, em dois tipos de atividades: leitura de histórias e exposição às histórias dramatizadas. Para a avaliação da compreensão das histórias foram solicitados: reprodução oral, respostas a perguntas literais e inferenciais, desenho e exemplificação de palavras-chave. A quantidade de respostas desconexas foi maior na condição de leitura do que na de dramatização da história. É possível concluir que expor-se à história dramatizada favorece a melhor compreensão pelos participantes, em comparação com os seus desempenhos quando a história é somente lida.

Palabras clave : Compreensão de leitura; dramatização de histórias; recurso para ensino; estímulos sonoros e visuais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons