SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue2From Freudian representation to Lacanian signifying: the pertinence of structural interpretation of the unconsciousWork and family balance: the psychological mechanism of spillover author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

SCHAEFER, Luiziana Souto; ROSSETTO, Silvana  and  KRISTENSEN, Christian Haag. Perícia psicológica no abuso sexual de crianças e adolescentes. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2012, vol.28, n.2, pp. 227-234. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722012000200011.

Ao mesmo tempo em que denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes são frequentes, implicando em medidas protetivas urgentes para as vítimas e punições para os perpetradores, também são crescentes os casos de falsas denúncias. Este artigo tem como principal objetivo revisar, com base na literatura nacional e internacional recente, o papel da perícia psicológica no abuso sexual infantojuvenil. Na comum inexistência de vestígios físicos, uma avaliação psicológica abrangente demonstra-se imprescindível, devendo integrar diferentes fontes de informação e indicadores, já que alguns destes são contraditórios e inespecíficos. O perito deve possuir formação na área de atuação e conhecimentos sobre a legislação vigente, além de assegurar que a avaliação não se torne um elemento abusivo para o periciado.

Keywords : violência contra crianças e adolescentes; abuso sexual; perícia psicológica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese