SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue3Fathers' involvement during the baby's third monthFamily members of persons diagnosed with eating disorders: participation in a group setting author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

CAMARGO, Síglia Pimentel Höher  and  BOSA, Cleonice Alves. Competência social, inclusão escolar e autismo: um estudo de caso comparativo. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2012, vol.28, n.3, pp. 315-324. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722012000300007.

A presente pesquisa analisou o perfil de competência social (CS) de uma criança pré-escolar com autismo, na escola comum comparado a uma criança com desenvolvimento típico e investigou a influência do ambiente escolar (sala de aula ou pátio) no perfil de CS de ambas. As interações sociais com seus pares foram filmadas, na escola, e a codificação dos vídeos foi realizada por um avaliador independente. Utilizou-se como instrumento a versão adaptada da Escala Q-sort de CS. Os resultados demonstraram que enquanto o perfil de competência social da criança com desenvolvimento típico pouco variou entre os contextos, a criança com autismo demonstrou maior frequência de comportamentos de cooperação e asserção social e menor frequência de agressão e desorganização do self, no pátio.

Keywords : competência social; autismo; inclusão escolar; metodologia Q.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese