SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3Adolescence and emerging adulthood: personal growth, separation-individuation and the relational game índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Psicologia: Teoria e Pesquisa

versión impresa ISSN 0102-3772

Resumen

LAURENTI, Carolina. O lugar da análise do comportamento no debate científico contemporâneo. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2012, vol.28, n.3, pp.367-376. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722012000300012.

A ciência sofreu várias transformações ao longo da história. Assiste-se no terreno científico-filosófico contemporâneo a mais uma mudança: a crise do modelo de ciência moderno e a emergência de uma diferente proposta científica, a ciência pós-moderna. Skinner disse que a Análise do Comportamento e sua filosofia, o Behaviorismo Radical, são capazes de instruir o discurso da filosofia da ciência. Não obstante, o texto skinneriano tem uma abertura para dialogar tanto com o modelo de ciência moderno quanto pós-moderno. O objetivo deste texto é examinar alguns compromissos filosóficos (ontológicos, epistemológicos e éticos) das diferentes propostas de ciência skinneriana a fim de esclarecer possibilidades de inserção da Análise do Comportamento nesse debate.

Palabras clave : ciências moderna e pós-moderna; ciência skinneriana; empirismo; positivismo; pragmatismo; darwinismo; ética.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons