SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue4Changes in perception of the aging process: preliminary thoughtsPhenomenology of experienced time in a bipolar disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

PICCOLO, Luciane da Rosa et al. Variáveis psicossociais e desempenho em leitura de crianças de baixo nível socioeconômico. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2012, vol.28, n.4, pp.389-398. ISSN 0102-3772.  https://doi.org/10.1590/S0102-37722012000400004.

Este estudo longitudinal investigou a contribuição de fatores psicossociais para o desempenho em leitura de crianças. Participaram 59 mães e seus filhos aos 4 meses, 2, 5-6 e 9-11 anos. Correlacionou-se o desempenho em leitura das crianças a variáveis psicossociais. Encontrou-se correlações negativas entre morbidade psiquiátrica materna na primeira infância e leitura de palavras irregulares e entre o número de familiares que residiam com a criança aos 2 e 5-6 anos e o desempenho na leitura de palavras. A renda familiar aos 2 anos correlacionou-se positivamente com compreensão textual. Entretanto, apenas o número de familiares que residiam com a criança foi preditor do desempenho em leitura de palavras. Conclui-se que o desempenho em leitura relaciona-se a fatores psicossociais.

Keywords : fatores psicossociais; desempenho em leitura; compreensão de leitura; família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License