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Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

MARIN, Angela Helena et al. Transmissão intergeracional de práticas educativas parentais: evidências empíricas. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2013, vol.29, n.2, pp.123-132. ISSN 0102-3772.  https://doi.org/10.1590/S0102-37722013000200001.

O estudo investigou a transmissão intergeracional das práticas educativas parentais em 30 mães e 22 pais, cujo primeiro filho tinha 3 anos. Os participantes responderam a entrevistas sobre as práticas educativas recebidas dos genitores e as utilizadas com o filho. Análises quantitativa e de conteúdo foram realizadas, categorizando-se as práticas em indutivas, coercitivas e não interferência. Os resultados indicaram tanto a manutenção das práticas recebidas, sejam elas indutivas, coercitivas ou de não interferência, como mudanças no tipo de prática utilizada devido a características do casal e da criança. Discute-se que as práticas educativas envolvem um processo dinâmico entre pais e filhos, sendo a transmissão intergeracional não linear e influenciada por fatores que não apenas a reprodução de padrões aprendidos.

Keywords : práticas educativas parentais; padrões intergeracionais; relações familiares; relações pais-criança.

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