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Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Abstract

HENKLAIN, Marcelo Henrique Oliveira  and  CARMO, João dos Santos. Equivalência de estímulos e redução de dificuldades na solução de problemas de adição e subtração. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2013, vol.29, n.3, pp.341-350. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722013000300012.

Foi avaliado se a formação de classes de equivalência entre quatro tipos de problemas de adição aumenta a porcentagem de acertos em problemas com diferentes formas de apresentação, posições da incógnita e estruturas semânticas. Participaram oito estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com baixa porcentagem de acertos na resolução de problemas de adição e subtração. Após a formação da classe de equivalência ocorreram mais acertos em todos os tipos de problemas. Investigou-se, então, o efeito do ensino de algoritmos sobre esse desempenho. Não foi observado um padrão homogêneo de melhora após esse ensino. No teste de generalização, os participantes não cometeram erros. Verificou-se que os procedimentos adotados contribuíram para a melhora da eficácia do comportamento de resolver problemas.

Keywords : resolução de problemas; adição e subtração; equivalência de estímulos; ensino de algoritmos.

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