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Psicologia: Teoria e Pesquisa

versão impressa ISSN 0102-3772

Resumo

GUERRA, Andréa Maris Campos; CUNHA, Cristiane de Freitas; COSTA, Maria Helena  e  SILVA, Thaís Limp. Risco e Sinthome: A Psicanálise no Sistema Socioeducativo. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2014, vol.30, n.2, pp.171-177. ISSN 0102-3772.  https://doi.org/10.1590/S0102-37722014000200006.

Pretendemos discutir a aplicação da teoria psicanalítica às políticas públicas voltadas à socioeducação de adolescentes autores de ato infracional. Partimos de revisão sobre adolescência e clínica psicanalítica, especialmente com adolescentes infratores. Com discussão de caso de uma adolescente em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida, levantamos duas considerações sobre a psicanálise nesse dispositivo: a singularidade do caso face ao universal da regulação jurídica e os limites e as potencialidades do atendimento institucional. Concluímos pela importância da palavra e pelo recolhimento de seu excedente no trabalho subjetivo do adolescente, verificando a necessidade de ações que encaminhem os efeitos das intervenções. Podemos dizer que o efeito político-social esperado pela aplicação de uma medida socioeducativa não caminha sem a consideração do mais singular e íntimo de cada adolescente, do qual sua posição subjetiva faz testemunho, delimitando seu modo de fazer exceção à regra e habitar o mundo.

Palavras-chave : adolescência; clínica psicanalítica; infração; medida socioeducativa; feminilidade.

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