Acessibilidade / Reportar erro

Controle Psicológico Materno e Problemas Internalizantes em Pré-Escolares1 Este estudo foi derivado da Dissertação da primeira autora, realizada sob a supervisão da segunda autora, a Profa Dra Patrícia Alvarenga. A Dissertação foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia, Salvador-BA

Maternal Psychological Control and Internalizing Problems of Preschool Children

RESUMO

O estudo investigou as relações entre o controle psicológico e o controle comportamental materno e os problemas internalizantes de crianças entre 3 e 5 anos. Participaram 103 mães que responderam ao CBCL e à Entrevista Estruturada sobre Práticas Educativas Parentais e Socialização Infantil. Os resultados revelaram que duas das síndromes que representam o agrupamento de problemas internalizantes, ansiedade/depressão e retraimento, estiveram positivamente correlacionadas ao controle crítico, uma das dimensões do controle psicológico. É possível que o controle crítico materno limite o desenvolvimento socioemocional da criança e o acesso a reforçadores, contribuindo para o surgimento do retraimento e de sintomas de ansiedade/depressão. Discute-se também a relevância de outras variáveis para a compreensão dos problemas internalizantes, como as práticas de socialização emocional.

Palavras-chave:
problemas internalizantes; controle materno; desenvolvimento infantil

Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com