SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número4Transição e (In)Adaptação ao Lar de Idosos: Um Estudo Qualitativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia: Teoria e Pesquisa

versão impressa ISSN 0102-3772versão On-line ISSN 1806-3446

Resumo

MORENO, Mónica Roncancio  e  BRANCO, Angela Maria Uchoa. Desenvolvimento do Self Dialógico nos Primeiros Anos de Vida: Teoria e Pesquisas. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2015, vol.31, n.4, pp.425-434. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722015042284425434.

O presente artigo discute algumas das pesquisas recentes sobre o desenvolvimento do Self dialógico nos primeiros anos de vida. Revisamos os estudos publicados que tinham como fundamento teórico a emergência do Self. Identificamos que existe um rápido crescimento de pesquisas com bebês, contudo, pesquisas em fases iniciais de alfabetização são praticamente ausentes, a lacuna mais significativa se estende dos 4 aos 6 anos. Encontramos, ainda, que o modelo adulto da Teoria do Self Dialógico tenta ser adaptado para crianças, mas esse modelo precisa de transformações para dar conta dos processos de desenvolvimento do Self. Concluímos que, para a realização de pesquisas com crianças, seja incluída a análise microgenética de interações sociais das crianças em contextos específicos, com vistas ao estudo da emergência de seus processos de desenvolvimento.

Palavras-chave : Teoria do Self Dialógico; desenvolvimento; emergência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )