SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número4Desenvolvimento do Self Dialógico nos Primeiros Anos de Vida: Teoria e PesquisasA Noção de Estrutura na Gestaltpsychologie e na Epistemologia Genética: Usos e implicações para a psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia: Teoria e Pesquisa

versão impressa ISSN 0102-3772versão On-line ISSN 1806-3446

Resumo

FARIA, Carla Gomes  e  CARMO, Macedo Peixoto. Transição e (In)Adaptação ao Lar de Idosos: Um Estudo Qualitativo. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2015, vol.31, n.4, pp.435-442. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722015042472435442.

Um dos contextos de envelhecimento é o lar de idosos, mas pouca atenção tem sido dedicada ao processo de institucionalização, particularmente numa perspectiva desenvolvimental e ecológica. Assim, desenhamos um estudo qualitativo com o objectivo de explorar a experiência de transição e adaptação ao lar de 15 idosos institucionalizados há mais de um ano. Os participantes foram entrevistados e a análise de conteúdo permitiu identificar um tema comum - Vivência da Institucionalização, que integra três domínios: Tomada de decisão, Processo de institucionalização, e Posicionamento face à institucionalização. Os resultados sugerem que a institucionalização constitui uma transição que nem sempre resulta em adaptação e que o envolvimento do idoso na tomada de decisão e as características ambientais são fundamentais neste processo.

Palavras-chave : envelhecimento; transição; adaptação; institucionalização em lar; gerontologia social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )