SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número4Avaliação Psicométrica do Questionário de Atitudes Socioculturais em Relação à Aparência-3 (SATAQ-3) para AdolescentesPsicologia Social como Ciência e Prática: O que Pensam Pesquisadores Brasileiros? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia: Teoria e Pesquisa

versão impressa ISSN 0102-3772versão On-line ISSN 1806-3446

Resumo

NASCIMENTO, Regina Sonia Gattas Fernandes do. Rorschach: Normas para Adolescentes em Diferentes Etapas da Vida. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2015, vol.31, n.4, pp.481-490. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722015042577481490.

Trata-se de estudo do método de Rorschach para construção de normas para adolescentes, com 118 participantes da cidade de São Paulo, com idades entre 13 e 17 anos. Foram realizados: estatística descritiva do Rorschach e estudos por meio de ANCOVA e ANOVA - com e sem a mediação da variável "complexidade" (R-PAS), para comparar adolescentes de 13-14 com 15-17 anos e a amostra de adolescentes com uma amostra de estudo normativo de adultos. Nos procedimentos com idades dicotomizadas, encontrou-se apenas uma diferença, em ANCOVA. Na comparação com os adultos foram encontradas muitas diferenças em ANOVA e ANCOVA. Adolescentes evidenciam melhores recursos cognitivos e sinais de sofrimento psíquico diversos dos apresentados por adultos. Conclui-se que é muito importante a utilização de tabelas específicas para adolescentes.

Palavras-chave : adolescentes; sistema compreensivo; normas; faixas etárias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )