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Psicologia: Teoria e Pesquisa

versão impressa ISSN 0102-3772versão On-line ISSN 1806-3446

Resumo

ZANCO, Giselda  e  MOROZ, Melania. Ensino de Leitura de Orações por meio de Discriminações Condicionais. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2015, vol.31, n.4, pp.509-517. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722015042363509517.

Teve-se por objetivo ensinar o repertório de leitura, por meio de discriminações condicionais. A proposta, baseada no modelo de equivalência de estímulos e aplicada com software , teve orações como unidade de ensino. Participaram quatro alunos do Ensino Médio (EM). Foram utilizadas orações ditadas (A), imagens (B) e orações escritas (C); também foram utilizadas letras (E) para a construção das palavras componentes das orações. Avaliou-se o repertório antes e após o ensino; testou-se a generalização de leitura para palavras, orações e textos. Comparando-se o desempenho antes e após o ensino, verificou-se que ocorreu leitura generalizada de novas palavras e orações, além de leitura generalizada de textos.Concluiu-se que o procedimento foi efetivo para instalar repertório de leitura em nível mais complexo.

Palavras-chave : leitura; discriminações condicionais; equivalência de estímulos; software educativo; ensino médio.

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