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Escolares que Convivem com a Depressão Materna Recorrente: Diferenças entre os Sexos

School-age Children who Live with Recurrent Maternal Depression: Differences between the Sexes

Resumo

Há divergências na literatura quanto às diferenças entre os sexos na associação entre depressão materna e desenvolvimento infantil. Neste estudo, compararam-se diferenças entre os sexos relativas ao comportamento e desempenho escolar de crianças que conviviam com a depressão materna, correlacionando tais desfechos. Participaram 40 díades mãe-criança, tendo as mães diagnóstico de Transtorno Depressivo Recorrente. As crianças, de sete a 12 anos, foram divididas em grupos por sexo. Foi realizada aplicação de entrevista diagnóstica, do Questionário de Capacidades e Dificuldades e do Teste de Desempenho Escolar. As meninas apresentaram mais sintomas emocionais comparadas aos meninos. Constataram-se associações significativas entre comportamento e desempenho escolar apenas para as meninas, sinalizando maior vulnerabilidade destas meninas.

Palavras-chave:
depressão; diferenças sexuais (humano); psicologia da criança; relações mãe-criança; rendimento escolar

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