SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue3Physical Violence Perpetrated by Jealousy in Adolescent Dating: A Gender Approach in Ten Brazilian CapitalsValidation of the Function Observational Learning Questionnaire for Brazilian Portuguese author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772On-line version ISSN 1806-3446

Abstract

NASCIMENTO, Thainá Tavares; LAROS, Jacob Arie; PORTO, Juliana Barreiros  and  MORAES, Melissa Machado de. Assumir o Comando no Trabalho: Evidências de Validade da Versão Brasileira da Escala. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2016, vol.32, n.3, e323212.  Epub May 18, 2017. ISSN 0102-3772.  https://doi.org/10.1590/0102-3772e323212.

Esta pesquisa teve como objetivo explorar evidências de validade da versão brasileira da escala de assumir o comando da mudança. Utilizou-se uma amostra de 197 trabalhadores brasileiros e os dados foram coletados via questionário online. Testou-se a estrutura de mensuração da escala, a relação com variáveis da rede nomológica e com o comportamento proativo de expressar ideias e sugestões. Os dados sugerem que o construto é unifatorial e confiavelmente medido no Brasil com oito dos dez itens da escala original. A confirmação das correlações esperadas com as variáveis da rede nomológica sugerem evidências de validade de construto, assim como o teste do modelo hipotetizado que inclui o outro comportamento proativo, que indicou evidências de validade concorrente e discriminante.

Keywords : validação; proatividade; assumir o comando da mudança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )