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Aprendizagem de rudimentos de leitura musical com ensino cumulativo e não cumulativo de relações condicionais1 1 O estudo é parte do programa de pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino, financiado pelo CNPq (Processo #573972/2008-7) e pela FAPESP (Processo # 2008/57705-8). Os dados do experimento são derivados da dissertação de mestrado de Erick Huber, supervisionada por Elenice Hanna no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento da Universidade de Brasília. Parte dos dados foi usada em análise apresentada na Seventh International Conference of the Association for Behavior Analysis International, Mérida, México. Erick Huber obteve bolsa da CAPES para realização do mestrado. Paula Natalino-Rangel obteve bolsa de pós-doutorado INCT/CNPq enquanto auxiliou na redação do manuscrito

RESUMO

O estudo avaliou o efeito de treino cumulativo de relações condicionais sobre a aprendizagem de rudimentos de leitura musical. Os estímulos foram sequências de notas nas modalidades: sonora (A), notação em clave de sol (B) e figura de teclado (C). Cinco estudantes universitários realizaram a Condição Não Cumulativa, composta por treinos AB e BC e testes, com dois exemplares diferentes em cada fase experimental. Na Condição Cumulativa, outros cinco participantes aprenderam as relações condicionais com os exemplares da Fase 2 acumulados aos da Fase 1. A Condição Cumulativa mostrou a manutenção de um número significativamente maior de relações AB, desempenhos superiores nos testes de formação de classes de estímulos equivalentes e escores mais elevados de leitura recombinativa do que a Condição Não Cumulativa.

Palavras chave:
relações condicionais; estímulos musicais; equivalência de estímulos; leitura recombinativa; ensino cumulativo; universitários

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