SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número especialReaparecimento de sequências com diferentes números de respostas em contextos de extinção e de variação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia: Teoria e Pesquisa

versão impressa ISSN 0102-3772versão On-line ISSN 1806-3446

Resumo

FAIAD, Cristiane; PASQUALI, Luiz  e  PRIMI, Ricardo. Construção e evidência de validade do Teste de Reação à Frustração Objetivo. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2016, vol.32, n.spe, e32ne224.  Epub 03-Abr-2017. ISSN 0102-3772.  https://doi.org/10.1590/0102-3772e32ne224.

O objetivo deste artigo é apresentar o processo de construção e evidências iniciais de validade do Teste de Reação à Frustração Objetivo (TRFO). Construído a partir de uma versão projetiva da mesma medida, o instrumento consta de 31 situações pictóricas, consideradas frustrantes. Cada situação possui 11 possíveis respostas, que representam diferentes possibilidades de reação à frustração. Os itens foram construídos a partir da análise de respostas livres de 112 participantes. Essas respostas foram transformadas em frases que representam cada uma das 11 possíveis reações à frustração. Para análise de evidência de validade, baseado na estrutura interna, o TRFO foi aplicado em 1.766 participantes, de diferentes estados brasileiros. Todas as reações foram correlacionadas entre si, com variações de baixas a moderadas, corroborando os achados na literatura. Os dados sugerem que o TRFO é um instrumento promissor na avaliação de reações a frustração.

Palavras-chave : frustração; reação à frustração; teste; validação; construção de instrumento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )