SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33Os Vínculos Afetivos no Contexto de Acolhimento Institucional: Um Estudo de CampoViolência Juvenil e Medidas Socioeducativas: Revisão de Literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia: Teoria e Pesquisa

versão impressa ISSN 0102-3772versão On-line ISSN 1806-3446

Resumo

DIAS, Talita Pereira; PRETTE, Zilda Aparecida Pereira Del  e  PRETTE, Almir Del. Desempenho Social de Pré-escolares em Situações Estruturadas: Estimativas de Mães e Professoras. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2017, vol.33, e3335.  Epub 16-Out-2017. ISSN 1806-3446.  http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3335.

Identificar variáveis que influenciam a avaliação de comportamento infantil tem implicações para diagnóstico e intervenção psicológica. Buscou-se avaliar a estimativa de mães e professoras sobre desempenho social de crianças com e sem comportamentos-problema em cinco situações sociais estruturadas, analisando convergências e divergências (subestimações e superestimações) entre informantes e entre estimativa dos informantes e desempenho apresentado, além de diferenças entre situações nesses indicadores. Participaram 26 crianças de quatro grupos: com comportamentos-problema internalizantes (CPI), externalizantes (CPE), mistos (CPM) e com habilidades sociais (CHS). Os resultados indicaram: maior convergência para o grupo CHS; maior divergência tipo subestimação para o CPI e para situação Defende seus próprios direitos, bem como superestimação no CPM. São discutidas implicações para pesquisa, prática clínica e educacional na Psicologia.

Palavras-chave : competência social; distúrbios de comportamento; estimativa; métodos de observação; pré-escolares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )