SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33Desempenho Social de Pré-escolares em Situações Estruturadas: Estimativas de Mães e ProfessorasAvaliação de Estados de Humor nos Exames da Royal Academy of Dance índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia: Teoria e Pesquisa

versão impressa ISSN 0102-3772versão On-line ISSN 1806-3446

Resumo

MOREIRA, Jacqueline de Oliveira; GUERRA, Andréa Maris Campos  e  DRAWIN, Carlos Roberto. Violência Juvenil e Medidas Socioeducativas: Revisão de Literatura. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2017, vol.33, e3337.  Epub 16-Out-2017. ISSN 1806-3446.  https://doi.org/10.1590/0102.3772e3337.

Neste artigo, partindo do objetivo de compreender a relação entre violência juvenil e a resposta do Estado através das medidas socioeducativas, buscamos explicitar o pano de fundo das pesquisas científicas atuais. Realizamos uma meta-análise dos artigos publicados sobre adolescência e medidas socioeducativas, no campo da psicologia, entre os anos de 2000 e 2012. Concluímos que essa produção nacional pode ser reunida em três grandes categorias: (a) prático-experiencial, que apresenta relatos analíticos da prática na aplicação das medidas socioeducativas, privilegiando a experiência concreta; (b) político-institucional, que discute criticamente a dimensão política da lógica socioeducativa, detendo-se na análise estrutural de sua legislação e de suas instituições; (c) sociocultural, que analisa os determinantes sociais e psíquicos do fenômeno da violência juvenil.

Palavras-chave : adolescência; medidas socioeducativas; Estatuto da Criança e do Adolescente; adolescente em conflito com a lei.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )