SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33Violência Juvenil e Medidas Socioeducativas: Revisão de LiteraturaTrajetórias Escolares de Surdos: Entre Práticas Pedagógicas e Processos de Desenvolvimento Bicultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia: Teoria e Pesquisa

versão impressa ISSN 0102-3772versão On-line ISSN 1806-3446

Resumo

TREVISAN, Priscila Raquel Tedesco da Costa et al. Avaliação de Estados de Humor nos Exames da Royal Academy of Dance. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2017, vol.33, e3338.  Epub 16-Out-2017. ISSN 1806-3446.  https://doi.org/10.1590/0102.3772e3338.

Este estudo qualitativo investigou os estados de humor de alunos participantes dos Exames da Royal Academy of Dance. A pesquisa exploratória utilizou o POMS (Profile of Mood States), aplicado antes e após o exame, a uma amostra intencional composta por 12 estudantes de dança, faixa etária de 18 a 40 anos. A análise descritiva, ao se comparar os dados obtidos no pré e pós-teste, evidenciou um aumento da fadiga e uma diminuição do vigor e índices mínimos dos estados de tensão, depressão, raiva e confusão mental. Novos estudos se fazem necessários, visando ao aprimoramento das abordagens acerca dos estados subjetivos envolvendo as práticas, a formação em dança e as avaliações das performances, aspectos ainda pouco explorados em âmbito acadêmico.

Palavras-chave : estados de humor; dança; avaliações.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )