SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33Avaliação de Estados de Humor nos Exames da Royal Academy of DanceIntergeracionalidade das Habilidades Sociais entre Pais e Filhos Adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia: Teoria e Pesquisa

versão impressa ISSN 0102-3772versão On-line ISSN 1806-3446

Resumo

RIBEIRO, Camila Brito  e  SILVA, Daniele Nunes Henrique. Trajetórias Escolares de Surdos: Entre Práticas Pedagógicas e Processos de Desenvolvimento Bicultural. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2017, vol.33, e3339.  Epub 16-Out-2017. ISSN 1806-3446.  https://doi.org/10.1590/0102.3772e3339.

Caracterizada por uma variedade de estratégias de ensino, a experiência dos surdos na escola tem sido marcada por fracasso e evasão escolar. Assim, propomos refletir sobre os processos de escolarização desses sujeitos. Os dados foram coletados em sessões clínicas, estruturadas por equipe profissional multidisciplinar (pedagogo, psicóloga e intérprete), com um grupo de quatro surdos. As narrativas analisadas detiveram-se nas práticas pedagógicas, apontando três eixos de análise: (a) o papel da língua no processo de ensino-aprendizagem, (b) a atuação do intérprete de língua de sinais em sala de aula e (c) dificuldades decorrentes da aprendizagem baseada exclusivamente na escrita e na oralidade. Conclui-se pela importância de pensar o processo de inclusão do surdo a partir do respeito à sua condição bilíngue.

Palavras-chave : surdo; educação inclusiva; comunicação intercultural; psicologia do desenvolvimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )