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Psicologia: Teoria e Pesquisa

versão impressa ISSN 0102-3772versão On-line ISSN 1806-3446

Resumo

WESCHENFELDER, Gelson Vanderlei; FRADKIN, Chris  e  YUNES, Maria Angela Mattar. Super-heróis como Recursos para Promoção de Resiliência em Crianças e Adolescentes. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2017, vol.33, e33425.  Epub 12-Mar-2018. ISSN 1806-3446.  https://doi.org/10.1590/0102.3772e33425.

Pesquisas indicam que crianças e adolescentes em situação de risco psicossocial podem estar mais vulneráveis a apresentar comportamentos com consequências negativas na vida adulta. Este estudo integra um levantamento analítico das relações entre adversidades da vida ficcional de personagens super-heróis, em fases pré-super-potência e adversidades citadas na vida real de crianças desfavorecidas psicossocialmente. Analisou-se uma amostra de 20 super-heróis de maior visibilidade na cultura pop e conduziu-se uma indexação detalhada. Verificou-se que todos os super-heróis passaram por adversidades similares aos grupos de crianças em risco, tais quais: o abandono da família, violência doméstica e bullying. Esse recurso ainda inexplorado apresenta potencial para ser desenvolvido em intervenções psicoeducacionais e subsidiar políticas públicas para a promoção de resiliência nessa população.

Palavras-chave : resiliência; empoderamento; histórias em quadrinhos; crianças; adolescentes.

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