SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33Superheroes as Resources to Promote Resilience in Children and AdolescentsIntergenerational Transmission of Violence in Marital Relations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772On-line version ISSN 1806-3446

Abstract

SABOIA, Camila et al. Do Brincar do Bebê ao Brincar da Criança: Um Estudo sobre o Processo de Subjetivação da Criança Autista. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2017, vol.33, e33426.  Epub Mar 12, 2018. ISSN 0102-3772.  https://doi.org/10.1590/0102.3772e33426.

O brincar primitivo do bebê poderia nos revelar traços precoces de uma provável organização autística em curso na criança pequena? Em que medida o investimento do bebê face aos objetos do mundo externo e do ambiente poderia ser associado a suas primeiras experiências com o objeto materno? Tais questões são levantadas neste artigo, cujo principal objetivo é abordar o processo de subjetivação da criança autista a partir da correlação entre o brincar primitivo do bebê e o brincar simbólico da criança. Por meio de um estudo longitudinal de bebês com risco de autismo, constatou-se que, desde uma idade precoce, é possível detectar particularidades na maneira como eles investem e interagem com os objetos do ambiente.

Keywords : brincar primitivo; brincar simbólico; autismo; relação mãe-bebê.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )