Acessibilidade / Reportar erro

Uso de drogas e Bullying entre adolescentes brasileiros* * Esse estudo é parte da tese de doutorado da primeira autora, intitulada “Comportamentos de risco, uso de substâncias psicoativas, bullying e problemas relacionados em adolescentes escolares” pela Universidade de São Paulo, a qual contou com o apoio da CAPES por meio de concessão de bolsa.

Drug use and bullying among Brazilian adolescents

RESUMO

Este estudo teve como objetivo avaliar possíveis relações entre uso de drogas e envolvimento em bullying entre adolescentes. Participaram 1.192 adolescentes escolares, que preencheram um formulário de informações sociodemográficas, DUSI R e Escala de Violência Escolar. Enquanto o consumo de álcool, cocaína e algum tipo de droga (exceto álcool e tabaco) foi associado a ser autor de bullying, o uso de algum tipo de droga (exceto álcool e tabaco) esteve associado a ser alvo (vítima); o caso de ser alvo/autor mostrou-se associado ao uso de maconha. Idade, localização da escola e religião foram fatores relevantes para a ocorrência de bullying. Ter 12 anos, ser ateu e morar na zona urbana aumentaram as chances de ser vítima, enquanto ter 15 anos e habitar a zona urbana elevaram as possibilidades de ser alvo/autor de bullying, assim como ter 13 anos, as de ser autor. Estar envolvido em situações de bullying em qualquer posição se mostrou associado ao uso de drogas.

Palavras-chave
drogas; bullying; adolescentes; saúde escolar; transtornos relacionados ao uso de substâncias

Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com