SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35The Status of the Body in the Works of Freud After 1920Evidence of Efficacy of Retirement Education Programs: An Experimental Study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772On-line version ISSN 1806-3446

Abstract

MEDEIROS, Gabriel Teixeira de  and  SILVEIRA, Fernando de Almeida. Definição de Experiência Fora do Corpo a partir de Relatos de Experiências Similares. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2019, vol.35, e35421.  Epub Dec 02, 2019. ISSN 0102-3772.  https://doi.org/10.1590/0102.3772e35421.

Diversas abordagens foram utilizadas para entender as Experiências Fora do Corpo (EFC), contudo, não há consenso sobre sua etiologia, definição e características constitutivas. Este artigo buscou comparar definições de EFC com experiências semelhantes, não consideradas como EFC por seus protagonistas. Treze participantes narraram experiências durante entrevistas semiestruturadas, as quais foram submetidas à análise de conteúdo. Três participantes descreveram experiências que se enquadram a três categorias de EFCs distintas. O não reconhecimento da experiência como EFC esteve relacionado à atribuição de causalidade e crenças paranormais e religiosas. Tais dados sugerem a necessidade de separação entre a definição da experiência e sua atribuição de causalidade, bem como uma abordagem multietiológica e fenomenológica no estudo de EFC.

Keywords : experiência fora do corpo; psicologia anomalística; experiências anômalas; fenomenologia; Merleau-Ponty.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )