SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Executive Functions in Children with ADHD and/or Reading DifficultyExtension of the stimulus control produced by three procedures for teaching pseudowords discrimination author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772On-line version ISSN 1806-3446

Abstract

MECCA, Tatiana Pontrelli et al. Transtorno do Espectro Autista: Avaliação de habilidades cognitivas utilizando o teste não-verbal SON-R 6-40. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2020, vol.36, e3624.  Epub Aug 10, 2020. ISSN 1806-3446.  http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3624.

A cognição de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta grande variabilidade. Testes não-verbais podem ser mais adequados para avaliação cognitiva desta população. Investigou-se as habilidades cognitivas de indivíduos com TEA a partir do desempenho no Teste não verbal de inteligência SON-R 6-40. Participaram 37 indivíduos com TEA (GTEA) entre 6 e 24 anos, cujo desempenho no SON-R 6-40 foi comparado ao da amostra normativa do instrumento (GC). Houve pior desempenho do GTEA em todos os subtestes, com diferença significativa em relação ao GC. Quase 84% do GTEA apresentou QI compatível com deficiência intelectual. Aqueles com fala preservada apresentaram desempenho superior ao grupo não-verbal. Não houve relação entre inteligência e gravidade dos sintomas conforme relato das famílias.

Keywords : autismo; inteligência; perfil cognitivo.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )