SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Análise multidimensionalUma observação sobre o lugar da teoria da ligação e do critério temático dentro do programa minimalista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada

versão impressa ISSN 0102-4450

Resumo

GIMENES, Telma; REIS, Simone  e  ORTENZI, Denise I.B.G.. Fé cega e faca amolada: observações sobre imagens de professores de prática de ensino de inglês. DELTA [online]. 2000, vol.16, n.1, pp. 129-138. ISSN 0102-4450.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-44502000000100006.

A participação como membros de bancas examinadoras na área de Metodologia e Prática de Ensino de Inglês em nível universitário tem nos levado a questionamentos sobre o papel do "supervisor de estágio". Neste trabalho fazemos algumas observações a respeito dessa participação, especialmente no que se refere às imagens apresentadas pelos candidatos, muitos sem qualquer experiência prévia na área. Identificamos duas fontes principais que parecem justificar suas abordagens: uma derivada da biografia pessoal e profissional e outra derivada de contato com textos acadêmicos. Em ambas se pode notar a fé na "verdade" a ser revelada aos futuros professores. Apresentamos também nossos próprios entendimentos de qual seria o papel do supervisor, posição essa igualmente sujeita ao mesmo crivo de análise.

Palavras-chave : formadores de professores reflexivos; estágio; experiência pessoal; pesquisa acadêmica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português