SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Lingüística de Corpus: histórico e problemáticaO troqueu silábico no sistema fonológico (Um adendo ao artigo de Plínio Barbosa) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada

versão impressa ISSN 0102-4450

Resumo

BARBOSA, Plínio Almeida. "Syllable-timing in Brazilian Portuguese": uma crítica a Roy Major. DELTA [online]. 2000, vol.16, n.2, pp. 369-402. ISSN 0102-4450.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-44502000000200006.

A tese de R. Major, segundo a qual haveria evidências para se considerar o português brasileiro (PB) como "stress-timing" ou tendendo para tal, é rediscutida. As questões fonético-fonológicas suscitadas pela dicotomia de línguas "stress-timed" e "syllable-timed" e o suposto isocronismo absoluto são apresentadas sob um prisma estritamente prosódico-temporal. Um modelo empregando dois osciladores acoplados (acentual e silábico) possibilita a caracterização biparamétrica (taxa de elocução e força de acoplamento) de um conjunto arbitrário de frases de uma língua e permite mostrar que, em PB, há alto grau de "syllable-timing". À luz de uma análise fonética mais cuidadosa dos fatores ligados ao ritmo, mostra-se que os argumentos apresentados por Major para justificar "stress-timing" em PB são completamente equivocados.

Palavras-chave : Tipologia Rítmica; Osciladores Acoplados; Duração; Português Brasileiro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Portuguêspdf em Português