SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Lingüística de Corpus: histórico e problemáticaO troqueu silábico no sistema fonológico (Um adendo ao artigo de Plínio Barbosa) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada

versão impressa ISSN 0102-4450

Resumo

BARBOSA, Plínio Almeida. "Syllable-timing in Brazilian Portuguese": uma crítica a Roy Major. DELTA [online]. 2000, vol.16, n.2, pp. 369-402. ISSN 0102-4450.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-44502000000200006.

A tese de R. Major, segundo a qual haveria evidências para se considerar o português brasileiro (PB) como "stress-timing" ou tendendo para tal, é rediscutida. As questões fonético-fonológicas suscitadas pela dicotomia de línguas "stress-timed" e "syllable-timed" e o suposto isocronismo absoluto são apresentadas sob um prisma estritamente prosódico-temporal. Um modelo empregando dois osciladores acoplados (acentual e silábico) possibilita a caracterização biparamétrica (taxa de elocução e força de acoplamento) de um conjunto arbitrário de frases de uma língua e permite mostrar que, em PB, há alto grau de "syllable-timing". À luz de uma análise fonética mais cuidadosa dos fatores ligados ao ritmo, mostra-se que os argumentos apresentados por Major para justificar "stress-timing" em PB são completamente equivocados.

Palavras-chave : Tipologia Rítmica; Osciladores Acoplados; Duração; Português Brasileiro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português