SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Some notes on phonological phrasing in Brazilian PortugueseCommunication vehicle and genre: conflicting notions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada

Print version ISSN 0102-4450

Abstract

BARROS, Lidia Almeida et al. Manipulação, contramanipulação e persuasão no discurso presidencial: mecanismos circunstanciais ou sempre atuais?. DELTA [online]. 2003, vol.19, n.1, pp. 31-63. ISSN 0102-4450.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-44502003000100002.

Este trabalho procede a uma análise dos processos de persuação, manipulação e contramanipulação presentes em um pronunciamento presidencial1. Objetiva compreender como os enunciadores do discurso organizam o mesmo no sentido de obter a adesão do enunciatário (sociedade brasileira). Do ponto de vista metodológico, são analisadas as embreagens e debreagens espaço-temporais, a criação de objetos de valor e anti-sujeitos, mecanismos empregados pelo enunciador para estabelecer um contrato com o enunciatário. Oposição e governo são investidos de valores como prejuízo à nação e entendimento nacional. Este estudo pretende fornecer alguns parâmetros para comparação entre discursos de mesma natureza.

Keywords : Sociossemiótica; Discurso político; Persuasão; Manipulação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese