SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Réflexions méthodologiques sur l'autoconfrontation croiséeAnaphora resolution without world knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada

Print version ISSN 0102-4450On-line version ISSN 1678-460X

Abstract

ROCHA, Décio. Une approche discursive de la classe de langue étrangère en tant que lieu de travail. DELTA [online]. 2003, vol.19, n.1, pp.155-180. ISSN 0102-4450.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-44502003000100006.

O presente artigo centra-se na análise dos discursos da aula de língua estrangeira em uma situação particular: o ensino da língua francesa como língua profissional. Nosso objetivo consistirá em depreender marcas enunciativas por intermédio das quais se inscreve a natureza do trabalho realizado em sala de aula, tendo em vista a construção coletiva de um texto cuja autoria é responsabilidade dos atores da cena didática, professor e alunos. Para tal, interrogamos esses discursos da sala de aula sob uma tríplice ótica: em primeiro lugar, a oposição que se verifica entre trabalho coletivo e trabalho individual; a seguir, a dupla função exercida pela linguagem no referido contexto, a saber, a linguagem enquanto trabalho e a linguagem sobre o trabalho; finalmente, a distância que se verifica entre o trabalho prescrito e o trabalho real da sala de aula.

Keywords : Discursos da sala de aula; Enunciação; Trabalho.

        · abstract in English | French     · text in French     · French ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License