SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Réflexions méthodologiques sur l'autoconfrontation croiséeAnaphora resolution without world knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada

Print version ISSN 0102-4450

Abstract

ROCHA, Décio. Une approche discursive de la classe de langue étrangère en tant que lieu de travail. DELTA [online]. 2003, vol.19, n.1, pp. 155-180. ISSN 0102-4450.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-44502003000100006.

O presente artigo centra-se na análise dos discursos da aula de língua estrangeira em uma situação particular: o ensino da língua francesa como língua profissional. Nosso objetivo consistirá em depreender marcas enunciativas por intermédio das quais se inscreve a natureza do trabalho realizado em sala de aula, tendo em vista a construção coletiva de um texto cuja autoria é responsabilidade dos atores da cena didática, professor e alunos. Para tal, interrogamos esses discursos da sala de aula sob uma tríplice ótica: em primeiro lugar, a oposição que se verifica entre trabalho coletivo e trabalho individual; a seguir, a dupla função exercida pela linguagem no referido contexto, a saber, a linguagem enquanto trabalho e a linguagem sobre o trabalho; finalmente, a distância que se verifica entre o trabalho prescrito e o trabalho real da sala de aula.

Keywords : Discursos da sala de aula; Enunciação; Trabalho.

        · abstract in English | French     · text in French     · pdf in French