SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Factive structures: syntactic patterns"Linguistic" intuitions about sign language in the 18th and 19th centuries, according to the understanding of two deaf writers from that time author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada

Print version ISSN 0102-4450

Abstract

ROCCA, Paulina D. Artimonte. O desempenho de falantes bilíngües: evidências advindas da investigação do VOT de oclusivas surdas do inglês e do português. DELTA [online]. 2003, vol.19, n.2, pp. 303-328. ISSN 0102-4450.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-44502003000200004.

Esta pesquisa investiga o tempo de ataque do vozeamento das oclusivas surdas produzidas por bilíngües de infância falantes do português e inglês, com o intuito de detectar se as diferenças sutis na realização fonética de um contraste fonológico que estão presentes na produção dos monolíngües são reproduzidas na fala desses bilíngües. O corpus foi formado por 3 palavras do português e 3 do inglês gravadas em sentença veículo. As gravações foram submetidas à análise acústica usando-se o CSRE (Canadian Speech Research Environment). Os resultados obtidos indicam que bilíngües de infância não mantêm seus códigos lingüísticos separados. Sua competência lingüística parece basear-se em um sistema reestruturado caracterizado por propriedades articulatórias e acústicas derivadas da interação dos sistemas fonéticos das línguas envolvidas e da interação de outras variáveis tais como idade, background lingüístico da família e do ambiente social preponderante.

Keywords : Bilingüismo; Oclusivas Surdas do Português e do Inglês; Tempo de Ataque do Vozeamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese