SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Argumentative texts in course materials: which proposal should one follow? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada

Print version ISSN 0102-4450

Abstract

VIANA, Vander; MENEZES, Danielle  and  MENDES, Milena. Revelando sentidos na prática docente: a abordagem de corpus na análise do discurso. DELTA [online]. 2011, vol.27, n.2, pp. 175-217. ISSN 0102-4450.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-44502011000200001.

Este artigo discute a viabilidade da utilização de ferramentas da Linguística de Corpus na análise do discurso pedagógico. Para tanto, são apresentados dois estudos de caso. O primeiro focaliza o discurso de professores de língua inglesa de um renomado curso de idiomas do Rio de Janeiro acerca da implementação de recursos tecnológicos na sala de aula. O segundo estudo, por sua vez, busca perceber qual é o posicionamento de professores universitários de literaturas em língua inglesa sobre literatura e seu ensino. Os resultados apontam para a riqueza dos dados contextuais que podem ser depreendidos a partir de uma análise linguística de base empírica. Em última análise, o artigo revela a importância e a flexibilidade da abordagem de corpus na análise do discurso, que pode ser aplicada a inúmeros contextos.

Keywords : Linguística de Corpus; análise do discurso; discurso pedagógico; ensino de língua/literatura inglesa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese