SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Uncovering meanings in pedagogical practice: the corpus approach in discourse analysisGlobal neighbourhood or imposed closeness? Impacts of computer mediated intercultural communication on the role of culture in English language teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada

Print version ISSN 0102-4450

Abstract

CAMPOS, Maria Inês Batista. Textos argumentativos em materiais didáticos: que proposta seguir?. DELTA [online]. 2011, vol.27, n.2, pp. 219-234. ISSN 0102-4450.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-44502011000200002.

Neste trabalho, o objetivo é descrever detidamente algumas propostas didáticas de produção de textos argumentativos em dois livros didáticos de Língua Portuguesa dirigidos ao Ensino Médio com diferentes perspectivas linguístico-discursivas. A finalidade é analisar essas atividades à luz dos pressupostos teórico-metodológicos definidos pelos autores no "livro do professor" e estabelecer confrontos nas duas abordagens. Finalmente, buscaremos identificar alguns conceitos linguísticos, como linguagem, texto e argumentação, que sustentam essas atividades para a escrita de textos argumentativos, reconhecendo que algumas delas pouco ou nada contribuem para a produção de um texto argumentativo que defenda um ponto de vista com clareza.

Keywords : argumentação; livro didático; língua portuguesa; análise bakhtiniana.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese