SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Estimation of stops' spectral place cues using multitaper techniquesOn ethos and discourse analysis (DA): theoretical overview, criticism and terminology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada

Print version ISSN 0102-4450

Abstract

COUTINHO, Maria Antónia. Dos géneros de texto à gramática. DELTA [online]. 2012, vol.28, n.1, pp. 27-50. ISSN 0102-4450.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-44502012000100002.

A hipótese central que a presente proposta se propõe desenvolver é a de que as relações entre gramática e texto não se podem resumir a uma mera aplicabilidade de fenómenos gramaticais previamente descritos, a serem revistos no nível de análise superior à frase que seria o texto. Embora este processo permaneça necessário, pode-se desenvolver simultaneamente um outro tipo de abordagem - assumindo os textos como formas comunicativas globais, associadas a atividades sociais e dependentes de normas de género. A questão que se coloca, neste caso, é a de saber o que revelam os textos sobre a gramática. Procuraremos assim, neste trabalho, a propósito de um exemplo concreto, confrontar duas representações de linguagem: a descrita por linguistas e gramáticos, e a que se dá a ver no texto, em função de requisitos comunicativos específicos.

Keywords : texto; género; gramática; contexto social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese