Acessibilidade / Reportar erro

A Língua Geral como código secreto de comunicação entre jesuítas* * Para o desenvolvimento da pesquisa, a primeira autora teve apoio do Programa de Capacitação Institucional do MCT/Museu Goeldi. A segunda autora teve o apoio de uma bolsa da CAPES/DAAD no Instituto Ibero Americano em Berlim, sob a orientação da Dra.Barbara Göbel. Agradecemos ao Padre Ilário Govoni pela tradução da carta em latim, e ao Prof. Johannes Meier, da Universidade de Mainz, que nos possibilitou o acesso ao conjunto completo das fontes de Eckart na Torre do Tombo.

Lingua Geral as a secret code of communication between Jesuits

O objetivo do trabalho é traduzir para o português e contextualizar historicamente um manuscrito na língua geral da Amazônia, que integra o fundo documental de papéis apreendidos do jesuíta alemão Anselm Eckart quando entrou na prisão de Almeida, em Portugal em 1759. O documento foi identificado como uma carta, porém não faz referência a lugares conhecidos nem revela o nome do destinatário ou do remetente. Os nomes de lugares foram citados de forma cifrada. A carta foi escrita em língua geral como código secreto entre jesuítas vindos da Amazônia quando presos no colégio de Braga. Seu conteúdo são acontecimentos imediatos ao dia 3 de novembro de 1759, como a retirada dos jesuítas do colégio de Braga e as dúvidas e temores sobre o destino dos membros da Companhia de Jesus.

Língua Geral; Jesuítas; carta; Pombal


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br