Acessibilidade / Reportar erro

As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão sobre a engenharia didática* * Este capítulo considera duas pesquisas financiadas pelo FNRS: Les gestes didactiques des enseignants face aux obstacles d'apprentissage d'un genre argumentatif (requête n°100019_146858/1) e Objets et processus de la formation en didactique du français. Analyse de la formation des enseignants du primaire et du secondaire en production écrite (requête n°100014_126682/1) dirigidos por Joaquim Dolz.

Activities and language exercises: a reflection about didactic engineering

RESUMO

Este artigo apresenta as linhas de base da engenharia didática como campo particular da didática das línguas. Ele defende uma engenheira didática pós-moderna que articula a razão instrumental e o uso das possibilidades abertas pelas novas tecnologias da comunicação com a razão educativa de caráter humanista. Diferentes concepções teóricas do exercício escolar são discutidas para mostrar a especificidade vygotskiana das atividades de aprendizagem das sequências didáticas.

Palavras-chave:
engenharia didática; exercícios; sequência didática

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br