Acessibilidade / Reportar erro

A pontuação enunciativa e a configuração das instâncias narrativas em notícias infantis * * A realização deste trabalho se deu no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da USP, sob a supervisão do Prof. Manoel Luiz Gonçalves Corrêa, e contou com o apoio do PNPD/Capes.

The enunciative punctuation and the configuration of narrative instances in children’s news

RESUMO

Neste trabalho, a partir do interacionismo em Aquisição da Linguagem, tal como proposto por De Lemos (1997_______. 1997. Processos metafóricos e metonímicos: seu estatuto descritivo e explicativo na aquisição de língua materna. Trabalho apresentado em The Trento Lectures na Workshop on Metaphor and Analogy, organizado pelo Instituto Italiano per la Ricerca Scientifica e Tecnologica em Povo., 1999_______. 1999. Em busca de um alternativa à noção de desenvolvimento na interpretação do proceso de Aquisição de Linguagem: parte II. Relatório Científico de Bolsa Produtividade apresentado ao Cnpq. , 2001DE LEMOS, Cláudia Tereza Guimarães. 2001. Sobre o estatuto lingüístico e discursivo da narrativa na fala da criança. Lingüística, 13: 23-59.), investigamos o uso de sinais de pontuação enunciativos (Dahlet 2006) em notícias produzidas por uma garota, buscando evidenciar o seu papel na configuração das instâncias narrativas. O corpus é constituído de 17 notícias produzidas dos 7 aos 10 anos em ambiente escolar e doméstico e a análise é predominantemente qualitativa. Os resultados mostram que parte significativa das ocorrências da pontuação enunciativa indicam a presença do interlocutor no dizer da criança e a volta desta sobre o seu dizer, caracterizando uma posição de escuta que relacionamos à configuração do narrador e do autor.

Palavras-chave:
aquisição da linguagem; interacionismo; pontuação; instâncias narrativas

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br