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Os multiletramentos e seu papel no conhecimento de professores de línguas: por uma perspectiva sistêmica e complexa * * Este texto é uma versão ampliada de Os (multi)letramentos e seu papel no conhecimento de professores de línguas, parte da mesa-redonda “Letramento e suas diferentes perspectivas: contribuições à docência” integrante dos eventos associados VI Encontro Systemics Across Languages e VI Encontro PIBID-Língua Portuguesa, realizados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, em 7-8/04/16.

Multiliteracies and their role in language teachers’ knowledge: towards a systemic and complex perspective

RESUMO

Este texto explora os multiletramentos pelo prisma da Linguística Sistêmico-Funcional, principalmente com base nos trabalhos de Christie (1999CHRISTIE, F. (Ed.). 1999. Pedagogy and the shaping of consciousness: linguistic and social processes. London: Continuum.; 2002_____. 2002. Classroom discourse analysis: a functional perspective. London/New York: Continuum.), Christie e Martin (1997CHRISTIE, F.; MARTIN, J.R. (Eds.). 1997. Genres and institutions: social processes in the workplace and school. London: Cassell.; 2007_____. 2007. Language, knowledge and pedagogy: functional linguistic and sociological perspectives. London: Continuum.), Unsworth (2000UNSWORTH, L. 2000. Researching language in schools and communities: functional linguistics perspectives. London/New York: Continuum.; 2001_____. 2001. Teaching multiliteracies across the curriculum: changing contexts of text and image in classroom practice. Buckingham/Philadelphia: Open University Press.), Cope e Kalantzis (1993COPE, B.; KALANTZIS, M. (Eds.). 1993. The powers of literacy: a genre approach to teaching writing. London/New York: Routledge., 2000_____. 2000. Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. London: Routledge.; 2009_____. 2009. Multiliteracies: New literacies, new learning. Pedagogies: An International Journal, Nanyang Walk, v. 4, n. 3, p. 164-195. ), Kalantzis e Cope (2012)KALANTZIS, M.; COPE, B. 2012. Literacies. Cambridge: Cambridge University Press., dentre outros. Nesse sentido, visa entender como os multiletramentos, a partir de uma perspectiva sistêmica e complexa, devem estar presentes na formação de professores de línguas e, mais especificamente, em seu Conhecimento Sobre a Língua(gem) (CSL). Apresenta o argumento central de que a noção de conhecimento atualmente em uso na área de formação de professores requer revisões, ampliações e reorientações em seu escopo com vistas a uma educação linguística mais eficaz e realista. Desse modo, almeja ainda contribuir para as discussões sobre a formação do professor de línguas e a construção de seu conhecimento no âmbito dos cursos de graduação em Letras.

Palavras-chave:
Conhecimento; Formação de professores de línguas; Multiletramentos; Linguística sistêmico-funcional

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