SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45Investigando os rumos da disciplina escolar Ciências no Colégio Pedro II: 1960-1970Verdade e veracidade na sociologia do conhecimento educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

MARTINS, Maria do Carmo. Currículo e formação de professores de História: uma alegoria. Educ. rev. [online]. 2007, n.45, pp.145-158. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982007000100009.

Este artigo refere-se às contribuições dos estudos curriculares para o ensino de história, considerando que as pesquisas sobre esse ensino, quando perpassadas por questões curriculares, necessitam de aproximações com teorias e abordagens educacionais. Nele reflito sobre disputas acadêmicas para definição dos conteúdos de ensino, sobre a especificidade da disciplina histórica escolar e sobre a possibilidade de modificarmos a formação de professores de história, visando abordagens sobre cultura e educação planejadas pelos estudos curriculares. O texto foi construído como uma alegoria, partindo do quadro do pintor Terniers, o moço, intitulado O arquiduque Leopoldo Guilherme em sua galeria de pinturas em Bruxelas, pertencente ao Museu do Prado, em Madri.

Palavras-chave : Currículos; Ensino de História; Conhecimento Histórico Escolar; Formação de Professores; Pesquisa e Práticas Educacionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons