SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45Investigando os rumos da disciplina escolar Ciências no Colégio Pedro II: 1960-1970Verdade e veracidade na sociologia do conhecimento educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

MARTINS, Maria do Carmo. Currículo e formação de professores de História: uma alegoria. Educ. rev. [online]. 2007, n.45, pp. 145-158. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982007000100009.

Este artigo refere-se às contribuições dos estudos curriculares para o ensino de história, considerando que as pesquisas sobre esse ensino, quando perpassadas por questões curriculares, necessitam de aproximações com teorias e abordagens educacionais. Nele reflito sobre disputas acadêmicas para definição dos conteúdos de ensino, sobre a especificidade da disciplina histórica escolar e sobre a possibilidade de modificarmos a formação de professores de história, visando abordagens sobre cultura e educação planejadas pelos estudos curriculares. O texto foi construído como uma alegoria, partindo do quadro do pintor Terniers, o moço, intitulado O arquiduque Leopoldo Guilherme em sua galeria de pinturas em Bruxelas, pertencente ao Museu do Prado, em Madri.

Palavras-chave : Currículos; Ensino de História; Conhecimento Histórico Escolar; Formação de Professores; Pesquisa e Práticas Educacionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português