SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue46Invisible inequality: the role of social class in raising children from black and white familiesThe tutor in Distance Learning: ergonomic analysis of mediating interfaces author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

CUNHA, Marcus Vinicius da; RIBEIRO, Aparecida Pin  and  RASSI, Nicole. A presença de Aristóteles no livro Como pensamos, de John Dewey. Educ. rev. [online]. 2007, n.46, pp. 83-107. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982007000200003.

Este artigo integra um projeto de pesquisa que tem por objetivo discutir eventuais relações entre as teses de John Dewey e a filosofia grega clássica, especialmente em torno da noção de conhecimento ou ciência, no intuito de compreender os mecanismos de "apropriação" e "recontextualização" presentes na elaboração de discursos pedagógicos. Para isso, analisamos o livro Como pensamos, em que se encontram os fundamentos da teoria lógica deweyana, procedendo a uma interpretação das idéias do autor à luz do pensamento de Aristóteles. As conclusões indicam haver certas aproximações e diferenças entre as concepções dos dois filósofos, o que permite formular algumas hipóteses para novos estudos acerca das relações entre Dewey e Aristóteles.

Keywords : John Dewey; Discurso pedagógico; Aristóteles; Pensamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese