SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46A presença de Aristóteles no livro Como pensamos, de John DeweyMovimentos sociais e experiência geracional: a vivência da infância no Movimento dos Trabalhadores sem Terra índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

SARMET, Maurício Miranda  e  ABRAHAO, Júlia Issy. O tutor em Educação a Distância: análise ergonômica das interfaces mediadoras. Educ. rev. [online]. 2007, n.46, pp. 109-141. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982007000200004.

Na Educação a Distância (EaD), o processo pedagógico pode ser mediado por aplicativos informatizados, muitas vezes utilizando a Internet como via de acesso. Essa mediação contribui para o aprimoramento da relação ensino-aprendizagem e estrutura o papel dos diferentes atores dessa relação. O objetivo do presente estudo é investigar o impacto do uso de ferramentas informatizadas na atividade dos tutores de cursos via Internet. A amostra foi composta por 4 tutores, com características distintas. Utilizou-se a Análise Ergonômica do Trabalho e foram realizadas entrevistas, análises de interação e observações, o que permitiu a elaboração de uma crônica da atividade dos tutores. Os resultados apontam a incerteza e variabilidade das demandas dos alunos e o impacto das ferramentas informatizadas na atividade. Discute-se a necessidade de compreender quem é o tutor na EaD, fornecendo parâmetros para a concepção de ferramentas que facilitem o trabalho.

Palavras-chave : Ergonomia cognitiva; Tarefas cognitivas complexas; Educação a distância; Sistema informatizado; Tutor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português