SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue46Sexuality, pleasures and vulnerabilities: educational implicationsSexes, sexualities and genders: monsters in Sexual Education curriculum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

DAL'IGNA, Maria Cláudia. Desempenho escolar de meninos e meninas: há diferença?. Educ. rev. [online]. 2007, n.46, pp. 241-267. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982007000200010.

Este artigo desdobra-se de uma pesquisa desenvolvida desde a perspectiva dos estudos de gênero e dos estudos culturais, articulados com o pós-estruturalismo de Michel Foucault. Na articulação desses campos, analiso alguns dos modos pelos quais o gênero atravessa (é incorporado e mobilizado) e constitui o discurso pedagógico que, articulado com outros discursos, define e regula o que se entende por desempenho escolar nos anos iniciais de escolarização. Para compor meu corpus de pesquisa, construí uma metodologia de investigação, que intitulei de Grupo de discussão, com professoras de séries iniciais das redes municipal e estadual de ensino da cidade de São Leopoldo/RS. A trama das ferramentas conceituais com os materiais possibilita-me tanto visibilizar quanto discutir, analisar e problematizar as relações de poder que constituem, classificam e posicionam meninos e meninas em lugares diferenciados e hierarquizados no que se refere ao desempenho escolar, atribuindo a este diferentes significados.

Keywords : Educação escolar; Estudos de gênero; Desempenho escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese