SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue46"Which one of these girls are you?" Self-knowledge produced by female press tests author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

CRUZ, Elizabete Franco. Infâncias, adolescências e AIDS. Educ. rev. [online]. 2007, n.46, pp. 363-384. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982007000200015.

A epidemia da AIDS atinge crianças e adolescentes, demandando da sociedade a busca de respostas para seu cuidado, educação e saúde. Inúmeras ações, instituições e discursos começaram a emergir em nossa cultura, produzindo "verdades" sobre essa população. Utilizando o referencial teórico de Michael Foucault e dos estudos culturais, realizei um estudo com o objetivo de problematizar discursos sobre infância, adolescência e AIDS. Os resultados indicam que, nas práticas discursivas e não discursivas relativas às casas de apoio, sexualidade e revelação do diagnóstico, emergem modos de conceber a infância, a adolescência e a AIDS que vão "inventando" as crianças e adolescentes vivendo com HIV/AIDS. E que estes passam a narrar-se, a construir uma experiência de si mesmos através desses dispositivos que produzem subjetividades e que funcionam como uma tecnologia do eu. As discussões deste trabalho sinalizam para a necessidade de reflexão e revisão das práticas nessa área.

Keywords : Infância; Adolescência; AIDS.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese