SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Grupo e trabalho coletivo na escola: trocando olhares, mudando práticasA opção pelo magistério representada por professoras de Ensino Fundamental em memoriais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

ZAIDAN, Samira et al. O movimento da produção acadêmica sobre a Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Educ. rev. [online]. 2009, vol.25, n.1, pp. 85-113. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982009000100005.

Este artigo apresenta uma análise da produção acadêmica sobre a Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, de 1986/2005, considerando o contexto histórico social e educacional referente ao período. As 162 dissertações e teses que integram o estudo foram organizadas em 12 "focos temáticos". Os trabalhos desenvolvidos ao longo desses vinte anos revelam uma riqueza de temas e problemas e expressam um deslocamento do "olhar" dos pesquisadores das questões mais gerais para as mais específicas, em que a escola e seus sujeitos são colocados no centro do sistema educacional. São analisadas práticas escolares, programas da escola e de governo, projetos e os docentes e discentes em seus saberes, memórias, histórias de vida, relativas aos níveis de ensino da educação básica. A instituição escolar é entendida como um tempo/espaço de formação de sujeitos e de vivência de conflitos e possibilidades. O estudo revela uma rede de escolas que chama a atenção pelo número de trabalhos nela referenciados, pela diversificação de teorias e temas abordados, pela contribuição que deixa para a elaboração de projetos e políticas públicas.

Palavras-chave : Estado do Conhecimento; Rede Municipal de Belo Horizonte; Escola Plural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português