SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Black people population and civilization: analysis since the establishment of school obligation in Minas Gerais state/ Brazil (1830-1850)Perfil del profesor y de la clase universitaria en Cuba: resultados de un estudio de caso author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

ANTUNES, Fátima. Facetas da democratização: uma escola exigente. Educ. rev. [online]. 2009, vol.25, n.2, pp. 73-106. ISSN 0102-4698.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982009000200004.

Este estudo, realizado em uma escola portuguesa, identifica uma constelação de orientações, práticas e experiências em que a performatividade e a diversidade parecem ser temas polarizadores dos sentidos de testemunhos de professores e alunos. Procurando interpretar os processos relatados, sugere-se que a edificação de uma escola exigente, segundo os referentes salientados pelos atores no caso estudado, é suscetível de representar uma negociação em presença e uma resposta encontrada, no quadro da performatividade exigida e das condições de diversidade dos públicos acolhidos, face ao processo de democratização da educação vivido naquele contexto. Nas diversas dimensões apreendidas, aquela construção identitária (uma escola exigente) testemunha ângulos particulares de facetas atuais do processo de democratização da instituição escolar vivido ao longo das últimas três décadas. A pesquisa constitui-se como o estudo de um caso, que decorreu entre 2003 e 2005, e procurou recolher uma ampla gama de informações de proveniência diversa: dados estatísticos, documentos internos à escola, entrevistas semiestruturadas e notas de observação não-participante.

Keywords : Democratização da Educação; Performatividade e Diversidade; Ensino Secundário.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese